Tradutor

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Originalidade Dos Antigos

EXEMPLOS DE ALTERAÇÕES QUE DESCLASSIFICAM VEÍCULOS PARA FINS DE CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE

Abaixo você encontra exemplos de veículos que apresentam características que os desqualificam para fins de vistoria relativo a emissão do Certificado de Originalidade (PLACA PRETA)

Lembramos que a “Placa Preta” (Certificado de Originalidade) é para veículos conservados (mínimo de 70%) e ORIGINAIS (mínimo de 80%). Lembramos também que alguns itens, pela sua importância ou valor estético no conjunto, não podem sofrer alterações nas suas características originais, sob pena de desclassificação do veículo.
O Certificado de Originalidade é para preservar os veículos extremamente originais ou raros, permitindo que com isso a história seja preservada...
Um veículo “bem conservado e bonito” não significa necessariamente um veículo com índice de originalidade aceitável (dentro de um padrão lógico e bom senso) para fins de Certificado de Originalidade.

VEÍCULO COM PINTURA E CORES FORA DO PADRÃO ORIGINAL DE ÉPOCA COMENTÁRIOS (baseados em critérios sérios, lógicos e com relativo rigor):



Cores e Pintura fora do padrão original é item desclassificatório. Tanto a cor como o padrão de pintura deve ser idêntico ou o mais próximo possível do original de época (textura, tonalidade, etc.)



VEÍCULO COM PINTURA FORA DO PADRÃO ORIGINAL DE ÉPOCA

COMENTÁRIOS (baseados em critérios sérios, lógicos e com relativo rigor):- Item desclassificatório. A pintura deve seguir os padrões de época ou ser o mais similar possível (tanto em relação às cores quanto tonalidade). A inserção de “letreiros e/ou logos” não originais de fábrica desclassifica o veículo.



VEÍCULOS COM INTERIORES ALTERADOS

COMENTÁRIOS (baseados em critérios sérios, lógicos e com relativo rigor):- Item desclassificatório. O interior deve ser restaurado utilizando as cores e materiais originais de fábrica ou o mais próximo possível (seguindo corretamente os desenhos/costuras, cores, etc.)





VEÍCULOS COM RODAS NÃO ORIGINAIS DE FÁBRICA

COMENTÁRIOS (baseados em critérios sérios, lógicos e com relativo rigor):- Item desclassificatório. Somente se aceita o acessório de época (que não era oferecido como original e nem como opcional de fábrica) se a sua colocação não prejudicar o original. No caso deste veículo as originais foram retiradas. Roda é um item estético essencial.





VEÍCULO COM MOTOR/PARTES CROMADAS

COMENTÁRIOS (baseados em critérios sérios, lógicos e com relativo rigor):- Item desclassificatório. Tanto o motor como as demais partes devem apresentar as características estéticas originais de fábrica.OBS: Também não se aceita troca de motores. Tal alteração somente é plausível se for impossível conseguir o motor original ou outro disponível (opcional) para o veículo naquela época.


VEÍCULO COM PARTE INFERIOR (ASSOALHO/MECÂNICA) SUJA E/OU ENFERRUJADA

COMENTÁRIOS (baseados em critérios sérios, lógicos e com relativo rigor):O veículo deve se apresentar por inteiro de forma a realmente receber o título de "veículo de coleção". Não basta o veículo estar excelente apenas nas partes visíveis. A parte inferior do veículo deve refletir o seu estado geral. Situações como a demonstrada acima desqualificam o veículo.








VEÍCULO COM MUITAS PARTES SEM PINTURA OU ENFERRUJADAS

COMENTÁRIOS (baseados em critérios sérios, lógicos e com relativo rigor):Alavanca de câmbio, ferragem de bancos, etc. devem estar restaurados ou em excelente estado de conservação, isento de falas de pintura ou ferrugem.



VEÍCULOS COM REPAROS SEM QUALIDADE OU UTILIZAÇÃO DE MASSA

COMENTÁRIOS (baseados em critérios sérios, lógicos e com relativo rigor):Tanto a parte de funilaria como a de pintura devem ter uma qualidade de "restauração". Reparos (comumente chamados de reforma) servem apenas para veículo de "uso diário" ou sem pretensões de tornar-se um "veículo de coleção".
Os reparos devem ser feitos refazendo-se as partes metálicas e não corrigindo com "massa".


VEÍCULOS COM SUJEIRA OU ENCARDIDO

COMENTÁRIOS (baseados em critérios sérios, lógicos e com relativo rigor):- O veículo deverá estar limpo para passar por uma vistoria. Não se admite para um veículo de coleção a "manutenção" de sujeira ou encardidos. Todas as partes do veículo deve ser mantida limpa (seja de sujeira, seja de restos de produtos de limpeza/polimento). As borrachas devem estar sem "encardidos" e limpa. Borrachas ressecadas devem ser, na medida do possível, substituídas.



VEÍCULO COM PINTURA DETERIORADA E SINAIS DE FERRUGEM

COMENTÁRIOS (baseados em critérios sérios, lógicos e com relativo rigor):- O veículo deverá estar com pintura relativamente boa, pintura deteriorada ou que apresentem várias "bolhas" (seja de ferrugem ou de falha no procedimento) devem ser restauradas.





VEÍCULO COM TAPEÇARIA SUJA OU "ENCARDIDA"

COMENTÁRIOS (baseados em critérios sérios, lógicos e com relativo rigor):- A tapeçaria deverá estar em excelente condições de limpeza. Sujeiras e "encardidos" deverão ser removidos.

Espero que tenham gostado pois muita coisa era novidade para mim e consegui aprender um pouco mais sobre placa preta, continuarei postando mais curiosidades posteriormente.
Obrigado.

Um comentário:

  1. Nossa cara, muito show esse post...
    Essa das partes sem pintura eu não sabia...
    Gostei muito desse seu blog...
    Vlw
    E parabéns!!!

    ResponderExcluir