Tradutor

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cadillac




Boa Noite,

Depois de um feriado de 7 de Setembro, estou aqui e durante o dia pensei em qual veículo ainda com a letra "C" eu poderia postar e mostrar um pouco mais para vocês e me recordei agorinha do lendário CADILLAC. Segue então sua história.



Poucas marcas definem a ousadia norte-americana em desenho automobilístico como Cadillac. Em sua etapa inicial, Leland definiu suas característicsa definitivas: precisão e elegância. Mais tarde suas características particulares e grande tamanho definem o eufórico gosto americano do pós-guerra.

A história começa com W. Murphy, que havia sido sócio de Ford até que divergêncas os separaram. Murphy tinha decidido fechar a companhia Pidiéndole e sua fornecedora de motores, Leland & Falconer Co. Henry Leland sugeriu que não a fechasse

Murphy aceitou o conselho e não só não a fechou como também a reorganizou e a batizou de Cadillac Automobile Co. Dois anos depois se associou a Henry Leland, que assumiu a presidência.

Leland, inicialmente, havia trabalhado na Colt, uma fábrica de máquinas de precisão, onde manejava peças com um milionésimo de polegada, adquirindo, assim, sua obsessão pela precisão. Foi fornecedor de transmissões e motores para Randsom Olds.

A Cadillac tinha um alto nível de organização. Eram inspecionadas até as peças mais pequenas, como parafusos, porcas e arruelas. O grau de precisão das peças era de até um milésimo de polegada, em 1909.



O primeiro Cadillac foi um monocilindro. O veículo era alto devido às péssimas estradas norte-americanas da época. Apresentado em 1903, obteve sucesso imediato perante o público que encomendou 2.200 unidades durante sua primeira exposição.

Em 1908 a produção superou as 16.000 unidades e o veículo consolidou-se como seguro, confortável e preciso.

Esse prestígio e solidez financeira chama a atenção de W. Crapo Durant que pensa em incorporar a Cadillac à GM. A Cadillac, Buick e Oldsmobile juntas, poderiam ganhar a confiança dos banqueiros.

Os banqueiros, que não confiavam em Durant, aceitaram o compromisso de Wilfred Leland de organizar a GM e disponibilizaram mais $ 17,5 milhões. Wilfred, com ajuda de seu pai Henry, reorganizou a GM no padrão da Cadillac e pagou o empréstimo em apenas 5 anos.

Apesar da avidez comercial de Durant, os Leland seguiram fabricando automóveis de alta qualidade, com autonomia quase total dentro da corporação.

Em 1912 a Cadillac surpreendeu o mundo ao utilizar o sistema Delco (instalação elétrica e motor de arranque). O anúncio dizia: “O primeiro automóvel sem manivela de partida”. Em 1915 introduziu os motores V-8. O V-8 não foi criação da Cadillac, mas foi o primeiro que, graças a seu desenho e cuidados na montagem, alcançou a confiabilidade necessária para ser utilizado no automóvel.



Modelos de Cadillac


Biarritz

Denominaçao do conversível Eldorado (anos 50 e 60). Nome em homenagem à famosa praia situada na costa atlântica do sul da França.


Brougham

Nome originalmente usado numa carruagem de cavalos fabricada especialmente para Lord Henry P. Brougham em 1838.


Calais

Usado para os Cadillac de menor preço, geralmente é o primeiro modelo dos novos usuários da marca.

De Ville

Denominação francesa de Town Car. Definia as carruagens que tinham “divisões” entre o chofer e o passageiro. Foi usado para Conversíveis, coupês, e o popular sedan.


Eldorado

Relembra a lenda da riquísima comarca americana, sonho dos conquistadores espanhóis. Usado nos modelos mais luxuosos. Este nome foi selecionado em um concurso em 1953 e proposto pela Secretaria do Departamento de Mercadorias da Cadillac. O primeiro a utilizar foi o conversível de 1953.



Fleetwood

Firma de carroceria fundada em Fleetwood, Pennsylvania no século XIX. Com o passar dos anos essa firma se especializou em Cadillac.


Seville

Savilla, em inglês. Usado desde 1956 para o coupê da série Eldorado (1956 a 1960) e voltou a ser utilizado a partir de 1975 para um modelo pequeno.


Talisman

Objeto de pedra ou metal usado para evitar/afastar o diabo e proteger a saúde. “Algo que produz efeitos aparentemente mágicos ou milagrosos”. A Cadillac a usou para definir o luxuoso modelo de 4 passageiros da Fleetwood de 1973.


Bom, sinceramente me apaixonei mais pelo Cadillac ao saber mais sobre sua história e seus modelos. Espero que vocês tenham gostado também.
Obrigado e um ótimo final de feriado a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário