Tradutor

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DeSoto

Olá, Amigos,

Mais um post na letra D, dessa vez, sobre o De Soto....

O DeSoto (às vezes De Soto) foi uma marca de automóvel com base no Estados Unidos , fabricado e comercializado pela Chrysler Corporation 1928-1961. O logotipo DeSoto apresentava uma imagem estilizada de Hernando de Soto . A marca De Soto foi oficialmente descartado 30 de novembro de 1960, com um pouco mais de dois milhões construído desde 1928.


 A DeSoto foi fundada por Walter Chrysler em 4 de agosto de 1928 e introduzindo seus modelos para o  ano 1929.  Foi nomeado em homenagem ao explorador espanhol Hernando de Soto .  A Chrysler queria entrar com a marca  como concorrência aos os seus arqui-rivais General Motors , Studebaker e Willys-Knight , na classe de preço médio.


Pouco depois do DeSoto ser introduzido, no entanto, a Chrysler completou a aquisição da Dodge Brothers , dando à empresa dois preços . Se a operação não tivesse sido concluída mais cedo, o DeSoto nunca teria sido lançado.


Inicialmente, a estratégia foi relativamente bem sucedida, com o DeSoto com preços abaixo  dos modelos Dodge.  Apesar dos tempos  de crise econômica, as vendas DeSoto eram relativamente saudáveis, com estimativa de venda em torno de 25.000 unidades em 1932.  No entanto, em 1933, a Chrysler inverteu as posições de mercado das duas marcas na esperança de impulsionar as vendas. Ao elevar o preço do DeSoto, este recebeu a aerodinâmica do Chrysler 1934 Airflow. Mas, por causa da distância entre eixos, mais curta no DeSoto, o projeto foi um desastre e era impopular com os consumidores.


Após a guerra, as restrições sobre a produção automobilística foram encerradas, e o DeSoto retornou à produção de automóveis civis, quando reformulou os seus modelos de 1942  em 1946, mas sem a característica de faróis escondidos e com as linhas do pára-choque que se estende para as portas, assim como outros produtos da Chrysler imediatos ao período pós-guerra. Até 1952, DeSoto usou o Deluxe e Custom como denominações de modelo.  Em 1952, acrescentou o DeSoto Firedome com suas cilindradas no motor HEMI 276. Contudo, em 1953, a DeSoto abandonou o Deluxe e nomes personalizados e designados aos seus carros de seis cilindros, a Powermaster, e seu carro V8 manteve a Firedome. No seu auge, os modelos mais populares da DeSoto incluiram a Firesweep , Firedome e Fireflite . O DeSoto Adventurer , introduzido em 1956 como uma alta performance de alto coupe hard (semelhante ao Chrysler 300), tornou-se um modelo de gama completa em 1960.


Os modelos DeSotos venderam bem durante todo o ano 1956 . Nesse ano, pela primeira vez, e só nesse ano, ele serviu como Pace Car nas 500 Milhas de Indianápolis . Em 1955,  juntamente com todos os modelos Chrysler, De Sotos foram redesenhados com o design  Virgil Exner s ' "Forward Look". 
O 1957 tinha um design bem integrado, com duas variações: o Firesweep menores, o Firedome Fireflite colocado no chassis concorrentes Dodge 122 "wheelbase com pára-lamas dianteiros Dodge, eo Firedome e (e seu halo modelo Adventurer sub-série) , com base no maior chassis 126 "wheelbase compartilhada com a Chrysler. Como era convencional na época, nos anos seguintes dentro do modelo típico, foram distinguidos pelos pára-choques, a guarnição, e outras modificações de baixo custo, normalmente adicionando a granel para pára-choques e grades, opções de cores, instrumentação e alterações no design e interior muitas vezes complementares à guarnição externa.



Com a  recessão econômica de 1958, suas vendas foram prejudicadas, 60 por cento inferiores aos de 1957, o que seria o pior ano desde 1938. As vendas continuaram em 1959 e 1960 (abaixo de 40 por cento dos já baixos valores de 1959), e começaram a circular rumores de que o DeSoto seria interrompido.


Para 1961, a série perdeu as denominações DeSoto em sua totalidade, em um movimento reminiscente da Packard. E, como o Packard, o design do DeSoto teve seu mérito questionável. Novamente, com base no modelo Chrysler Windsor, a distância entre eixos, do DeSoto apresentava uma grade de duas camadas (cada camada com uma textura diferente) e lanternas traseiras revistas. Apenas duas portas hardtop e um porta-hardtop quatro foram oferecidos. Os carros foram cortadas de forma semelhante ao modelo 1960 Fireflite.

A decisão final para interromper DeSoto foi anunciada em 30 de novembro de 1960, apenas 47 dias após os modelos 1961 serem introduzidos. Na época, armazéns Chrysler continham vários milhões de dólares de peças do modelo DeSoto 1961, assim que a companhia aumentou a produção para usar o estoque. Os concessionários Chrysler e Plymouth , que tinha sido forçados a tomar posse dos DeSotos nos termos dos seus acordos de franquia, não receberam nenhuma compensação da Chrysler para vender a DeSoto  no momento do anúncio formal. Para piorar as coisas, a Chrysler manteve o transporte dos carros até dezembro, muitos dos quais foram vendidos, com perda para os comerciantes ansiosos para se livrarem deles. Depois que o estoque de peças estava esgotado, alguns pedidos de clientes foram atendidos com modelos Chrysler Windsor.



Apesar de ser uma bem sucedida linha de preço médio para a Chrysler, o fracasso do DeSoto decorreu de uma combinação de erros corporativos e fatores externos fora do controle da Chrysler. 
A recessão de 1958, que afetou seriamente a procura de preços de automóveis, tornou as vendas de DeSoto particularmente difícil, e eles não conseguiram se recuperar em 1959 e 1960. Com vendas em queda, o modelos 1959 e 1960 foram muito semelhantes ao concorrente Chrysler, e começaram a circular rumores de que o DeSoto seria interrompido . 





Foi a própria gestão da marca Chrysler em 1950, que colocou cada uma das cinco marcas (Plymouth, Dodge, DeSoto, Chrysler e Imperial) e um contra o outro, que fez os maiores danos à DeSoto e, finalmente, para a própria empresa, em longo planejamento de produto. Ao invés de a gerir cuidadosamente a relação de mercado para pontos específicos de preços para todos consumidores, como a General Motors tinha feito tanto sucesso, a Chrysler permitidos suas próprias divisões de desenvolvimento de produtos destinados a mercados abrangidos por suas divisões. A Dodge foi, de longe, a mais bem sucedida quando apresentou o menor preço com o Dodge Dart .


A Dodge mudou de luxo com o Real personalizado em meados da década de 1950, que cortou para dentro e erosão do mercado DeSoto. A introdução do Firesweep DeSoto 1957, um modelo que usava o motor Dodge, pára-choques frontal do chassi e capuz, empurrou para baixo em território o Dodge DeSoto concorrendo diretamente contra o Real personalizada. O Firesweep vendeu bem, mas à custa dos modelos mais caros e a Firedome Fireflite. E o DeSoto começou parecendo um Chrysler com uma grade e lanternas traseiras diferentes. Em uma época de forte identificação de marca, o estilo DeSoto era uma receita para o desastre.
Quando o marketing da Chrysler revelou que os consumidores estavam mais propensos a comprar um nível de entrada de um Chrysler DeSoto, a Chrysler apresentou o Newport Chrysler como um modelo 1961, vendendo mais de 45.000 unidades em seu primeiro ano.
Indo na direção oposta, a Chrysler,  lançou para o mercado de luxo Imperial como uma divisão separada, a partir de 1955. Para abrir espaço para a nova marca, a Divisão Chrysler  começou a expandir para baixo, enquanto a Divisão Dodge  começou a expandir para cima, com maiores e mais luxuosos modelos.






E por hoje é só, pessoal.

Aquele abraço.








Nenhum comentário:

Postar um comentário