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segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Corvette

Boa Tarde,

Seguindo nossa saga de postagem sobre carros antigos e sequencialmente na letra "C", depois de falarmos do Camaro jamais poderiamos deixar de escrever sobre o espetacular Chevrolet Corvette.


Muitos carros esportivos foram concebidos a partir da idéia de obter algo mais que uma simples competição. Foi o que aconteceu quando Harley Earl, designer da General motors e apaixonado pro carros esportivos, pediu aos executivos da empresa para construir um modelo capaz de competir com o Jaguar XK120, muito popular nos Estados Unidos. Como resultado, surgiu o Chevrolet Corvette.

O projeto Corvette teve início em 1952, em busca do "carro ideal", em moda na década de cinqüenta nos Estados Unidos. Os automóveis desse tipo, eram testados nas exposições americanas, para observar a reação do público. Muitos eram apenas modelos de exibição, longe da realidade, porém, alguns detalhes acabavam sendo incorporados nos modelos de série, anos depois.


O primeiro modelo da série com carroceria de fibra de vidro

O Corvette começou a ser fabricado em 1953, e foi o primeiro modelo de série com carroceria de fibra de vidro. Sua aparência era magnífica, mas infelizmente possuía o antigo motor "Blue Flame" da Chevrolet -seis cilindros e 3,8 litros-, e câmbio automático Powerglide de duas marchas. o câmbio não agradou ao público, pois a condução deixava muito a desejar.

O índice de vendas não foi muito alto. No final de 1954, as concessionárias tinham 1.500 unidades encalhadas, e o ambicioso projeto parecia ter chegado ao fim. Naquela época o automóvel custava US$ 3.523, quase o dobro do que pensava Earl na fase inicial. O Corvette acabou convertido em um automóvel para estudantes.


Um novo motor de oito cilindros em V

Em 1955, a Chevrolet introduziu seu novo motor de 8 cilindros em V, e as coisas começaram a mudar. o motor tinha potência de 210 CV, e o carro ganhou um câmbio manual de três marchas. a velocidade máxima alcançava 190 km/h com o motor padrão, e ainda havia a possibilidade de optar por um outro com dois carburadores, capaz de desenvolver 225 CV.

A cilindrada aumentou para 4,6 litros em 1957, e como item opcional, era oferecido o sistema de injeção Rochester, que mais tarde demonstrou ser pouco confiável, por isso foi instalado em apenas 240 unidades. o rendimento aumentou para 283 CV a 6.200 rpm -um número de revoluções muito alto para um V8 americano. A velocidade máxima atingia 215 km/h, a mesma que a do contemporâneo Jaguar XK140. No final de 1957, o carro também podia ser comprado com a caixa de câmbio sincronizada Borg-Warner de quatro marchas.


Mister Corvette

Graças ao nome que ficou conhecido como Mister Corvette, Zora Arkus-Duntov, o aumento de potência foi mantido. Em 1962, o motor rendia 360 cv, que agora era de 3.600 cc. Já em 1960, a produção ultrapassava as 10.000 unidades por ano, e a Chevrolet passou a recuperar parte de seu investimento.

O Corvette também nasceu para obter resultados nas pistas de corrida. Entre 1958 e 1963, esses carros ganharam ano após ano o campeonato da SCCA na classe B. Sob a direção do legendário Briggs Cunningham, alcançaram o oitavo e décimo lugar em Le Mans, em 1969: algo de grande êxito, com competidores como Ferrari e Aston Martin.



Sting Ray. Um verdadeiro Corvette?

Para alguns fãs, o verdadeiro Corvette nasceu em 1963, ano de lançamento do Sting Ray, que causou um verdadeiro frenesí. Com exceção do motor de 5,3 litros, era um carro totalmente novo, de estilo diferente e com faróis restráteis. E, além disso, tratava-se do primeiro cupê aerodinâmico disponível no mercado. O vidro traseiro era bipartido, e até hoje continua sendo um modelo muito procurado.

O Sting Ray aderia melhor à carroceria, com a suspensão idependente nas quatro rodas. A parte dianteira tinha triângulos sobrepostos com molas helicoidais e, na traseira, feixes de molas transversais com forquilhas mais baixas.

Haviam vários tipos de motor disponíveis, o mais potente era o de 360 cv. O câmbio podia ser manual de quatro marchas ou Powerglide automático de duas. Com o motor de 250 cv, o carro atingia a velocidade máxima de 235 km/h.


Um sucesso de vendas

Durante o primeiro ano, foram vendidas 21.513 unidades do Sting Ray. Foi a melhor cifra alcançada na história do Corvette, até o momento. Em 1964, o vidro bipartido foi substituído, e em 1965, o carro vinha equipado com freios a disco. Neste ano, o cliente podia optar por cinco tipos de motor; o mais potente, de 6,5 litros desenvolvia 425 cv.

Porém o mercado continuava exigindo motores mais potentes, o que deu origem à versão L88 em 1968. Com 7 litros de cilindrada, desenvolvia 435 cv, e com ele, a velocidade do Sting Ray -que já não se chamava mais assim- era teoricamente de 275 km/h. nas pistas de corrida, esse motor rendia 560 cv, o que era uma cifra fabulosa considerando que funcionava com varetas de válvulas.

A versão de 1968 era algo diferente, inspirada no modelo experimental Mako Shark II.

Em 1969, o Sting Ray passou a se chamar Stingray, finalizando a história desse carro. Porém, o Corvette goza de uma saúde de ferro. Mais de 118.964 unidades do modelo original foram construídas.
Ficha Técnica: Corvette StingRay
Tipo Corvette 1953-1969
Motor 6 cilindros em linha ou V8
Capacidade 3.800, 5.300, 6.400, 7.000 e 7.400 cc
Potência máxima 150-435 cv
Distribuição válvulas do cabeçote do motor, varetas de válvulas
Alimentação Carburadores ou injeção
Câmbio manual de 2, 3 ou 4 marchas; automática de 2 marchas
Tração traseira
Susp. dianteira independente: braços triangulares e molas
Susp. traseira independente: feixe de molas transversais e braços triangulares inferiores
Chassi cruciforme de aço
Versões conversível ou cupê, fibra de vidro
Comprimento 4.250-4.635 mm
Largura 1.830-1.750 mm
Distância entre eixos 2.500 mm
Bitola diant./tras. 1.450/1.500-1.490/1.510 mm
Peso 1.230-1.500 kg
Velocidade máxima 165-275 km/h
0-100 km/h 5,9 segundos (1962); 5,4 segundos (1968)
Produção total 118.964 unidades (continua sendo fabricado)

Espero que tenha servido para acrescentar algo para vocês.
Peço desculpas pelo tamanho das imagens mas estou com problemas para deixa-las no tamanho correto. Espero nas proximas postagens poder deixar em ordem.
Obrigado e um ótimo feriado a todos.

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