Tradutor

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Chevette

Boa noite galera,

Neste momento "assistindo" a aula do nosso querido professor Padovani, me lembrei que ainda não havia postado nada no nosso Blog hoje e em homenagem ao nosso outro moderador, irei colocar a história do Chevette, digo que é em homenagem a ele pois ele possui um Chevette lindo e uma raridade e certamente após ler este conteúdo irá postar fotos do dele para que possamos apreciar.



O Chevrolet Chevette foi um carro da General Motors lançado no Brasil em 1973, tendo como número do projeto "909", sendo batizado pela GM como projeto do desenvolvimento de seu primeiro veículo de passageiros de pequeno porte.

A idéia surgiu ainda em 1962 e ganhou força com a pesquisa de mercado realizada em 1965, que detectou a existência de dois segmentos viáveis no mercado brasileiro: os automóveis de médio-pequeno e médio-grande portes.

Em 1970 a decisão é tomada e 1.600 homens são designados para dedicar-se exclusivamente ao Projeto 909 surgindo os modelos sedã de duas portas.




Chevette sedan 73 (lançamento GM)


Pouco tempo depois lança-se uma nova versão, o chevette quatro portas, uma versão feita para exportação nos anos de 1977 a 1981 e 1987, da qual poucos exemplares foram vendidos no mercado interno.


Chevette sedan 4 portas (versão para exportação)




O Chevette também teve a versão hatchback que foi fabricado de 1980 a 1987.




Chevette Hatchback


Obteve-se também a versão station wagon, esta chamada de Marajó, ambas com duas portas.


Marajó ou station wagon

Também teve uma picape, a Chevy 500 (de 1983 a 1995).


Chevy 500

Em 1983 foi feita um verdadeira reforma no design, pois além da frente e traseira redesenhadas, trazia câmbio de cinco marchas e motor 1.6 para toda linha, com carburação simples ou dupla (´´S´´) por litro, e motores a gasolina e álcool. Foi equipado com motores de 1,0 o Chevette Júnior (1993) e 1,4 para exportação.


Chevette 83

A última unidade do Chevette no Brasil saiu da fábrica em 12 de novembro de 1993, já como modelo 1994. Entretanto, é comum encontrá-los rodando pelas ruas, uma vez que foi um modelo que alcançou um expressivo número de vendas (cerca de 1,6 milhões de unidades) e demonstrou ser bastante robusto, arrebatando uma legião de fãs. O Corsa de segunda geração tornou-se seu sucessor no Brasil, repetindo o mesmo sucesso.

Último Chevette 93 modelo 94 fabricado na GM de São José dos Campos-SP

O Chevette nasceu e cresceu na estrada. Desde a produção dos quatros primeiros protótipos da frota de teste até o lançamento, esses veículos percorreram cerca de 1.400 km por dia, atingindo um total de 750.000 km.
Espero que tenham gostado e esperamos as fotos do carro do Cristiano para vermos!

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário