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quinta-feira, 30 de setembro de 2010

FUSCA

Boa Tarde a todos,

Quando caminhavamos postando na sequencia de letras, eu havia deixado para postar posteriormente e hoje chegou a vez dele, que sem sobra de dúvidas foi e ainda é o mais querido dos carros antigos. O fusca... Irei mostrar abaixo um pouco de sua história e de sua evolução.
Sou suspeito a falar de fuscas, pois adoro e já possui 3 somente o ano passado.
Bom, vamos então ao que interessa:

FUSCA - UM SÍMBOLO NACIONAL -



Há quem não saiba da participação de Adolph Hitler na criação do fusca.

Na década de 30, com a idéia de financiar uma montadora estatal, foi ele quem solicitou à equipe de Ferdinand Porsche um carro simples, confiável e barato e que devia atender alguns requisitos, como:

■O carro deveria carregar dois adultos e três crianças (uma típica família alemã da época, e Hitler “não queria separar as crianças de seus pais”).
■Deveria alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h.
■O consumo de combustível, mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13 km/litro (devido à pouca disponibilidade de combustível).
■O motor que executasse essas tarefas deveria ser refrigerado a ar, pois muitos alemães não possuíam garagens com aquecimento, e se possível a diesel e na dianteira.
■O carro deveria ser capaz de carregar três soldados e uma metralhadora.
■O preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (o preço de uma boa motocicleta na época).
Em 1938, foi apresentado o modelo definitivo. Um carro compacto de linhas curvas, com motor traseiro refrigerado ar e todas as características solicitadas por Hitler.


Por causa da segunda guerra a produção parou e outros modelos foram produzidos, mas em 1946 os britânicos retomaram a produção e o fusca ganhou o mundo!



O fusca então passou a ser produzido em vários países, inclusive no Brasil e ganhou diversos modelos como a Kombi, Variante, Brasília e o esportivo Karmann-ghia.

O fusca sofreu algumas reestilizações e em uma delas recebeu janelas laterais maiores. Nos EUA, ele recebeu o apelido de Beetle.

O último Fusca foi produzido no México em 2003 com 21.529.464 unidades produzidas pelo mundo.


Em 1998 foi apresentado o New Beetle que era uma releitura do VW, apesar do motor dianteiro e pertencer a um segmento nada popular.



No BRASIL, apesar de importado desde 1953 o primeiro Fusca nacional surgiu em 1959 mas não se chamava Fusca, apenas VW Sedan e já contava com bom índice de nacionalização. Seu motor era refrigerado a ar tinha 1200 cm3. Dois anos depois ganhou um novo câmbio com marchas sincronizadas e em 1965 apresentava um teto solar como opcional.

Em 1967 o motor teve a cilndrada aumentada para 1300 cm3 e algumas mudanças como o vidro traseiro maior,e o sistema elétrico mudou para 12 volts.




Em 1970 surge o Fuscão uma carroceria renovada e motor de 1500 cm3.
O motor 1600 cm3 equiparia o modelo 1974, surgindo o 1600S Bizorrão, que se diferenciava pela faixa preta na tampa traseira.
Em 1978 novas melhorias como o bocal do tanque para fora do capô e em 1979 surge o Fusca com lanternas traseiras maiores,

Para a década de 80 o Fusca ganha um novo painel e o nome “Fusca” é oficialmente nomeado pela marca,continuou até 1986 quando deixou de ser fabricado.

Em 1993 a VW relançou o Fusca, que recebeu o apelido de “Fusca Itamar”. Ele tinha catalisador, pneus radiais, para-choques da cor do carro, novos bancos herdados do Gol, e cinto de 3 pontos. Em 1996 o Fusca finalmente encerra sua produção. Em 2003 a VW importou alguns exemplares mexicanos, exclusivamente para colecionadores.


Essa é a breve história do fusca, mas na verdade ele está presente na vida de todos nós.

Vira e meche a gente encontra um fusca meio acabado aqui, outro mais conservado ali, aquele branco clássico passando lá ou até um azulão estacionado na rua de baixo!

Sempre tem alguém querendo re-lançar e outro fazendo estudos e tudo mais!

O Fusca ainda permanecerá por um bom tempo.

Até mais!

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