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As dificuldades de manutenção em Relíquias



Quem já se aventurou a restaurar um automóvel antigo, sabe das dificuldades para se assumir uma empreitada como essa. Nada que não compense a satisfação de ver o carro pronto no final, depois de 1, 2, 3 anos! Mas que dá trabalho, isso dá!
Primeiro é preciso escolher o modelo: se a opção for um carro nacional, os custos são menores, pois as peças não são tão raras. Se, por outro lado, você escolher um importado, os custos e dificuldades com componentes aumentam. É necessário, em muitos casos, apelar até mesmo para a importação de peças.
O modelo já está escolhido! Ótimo! Vamos agora à segunda parte: escolher o carro a ser restaurado. Tem que ter uma boa estrutura, pouco ferrugem e ser o mais rico possível em detalhes originais. De preferência, sem modificações na carroceria, difíceis de serem revertidas. Depois de muita procura, em sua cidade, em cidades vizinhas, em outros estados, na Internet, você encontra e compra o carro ideal, por um preço razoável.
Carro comprado, vamos a terceira parte! Que empresa escolher para restaurar seu novo carro velho, para que futuramente ele se torne um lindo e impecável carro antigo? Essa talvez seja a verdadeira “via crucis” do projeto!
Não é fácil encontrar uma empresa que trabalhe profissionalmente, sem improvisações e gambiarras, que tenha boas e seguras instalações, que cumpra o prazo combinado e que lhe cobre um valor razoável. Uma boa opção é optar por empresas fora dos grandes centros. E boas oficinas têm se multiplicado pelas cidades do interior do Brasil.

Um bom exemplo dessa tendência é Petrópolis, no Rio de Janeiro (cidade-sede de Maxicar.com.br). Nos últimos anos tem crescido por aqui o número de oficinas especializadas em restauração de veículos antigos. Especializadas mesmo, pois o trabalho é profissional.
Amantes de foras-de-série nacionais (Puma e outras marcas em fibra de vidro), os irmãos André e Miguel Valente decidiram há cerca de um ano e meio, alugar um galpão para a restauração seus próprios carros. O que começou como um passatempo de fim de semana tornou-se um sucesso. A brincadeira se profissionalizou, contrataram diversos profissionais, ampliaram as instalações e hoje a AMV Restaurações presta serviços para clientes de todo o Brasil e tem seu trabalho reconhecido principalmente entre os antigomobilistas interessados em carros com carroceria de fibra de vidro. Uma das principais características da AMV é a preocupação a aplicação de componentes originais e de primeira linha. O carro sai da restauração como se estivesse saindo da linha de montagem.
Outro caso de sucesso na Serra Fluminense é a Automania. Fundada em 1999, esta empresa vem, a cada dia, tornando-se mais famosa pela restauração de veículos antigos. O serviço é completo: lanternagem, pintura, mecânica, elétrica e o famoso “martelinho de ouro”, que desamassa completa e perfeitamente a lataria, sem necessidade de desmontagem e sem danificar a pintura do veículo. Andando por seu galpão é fácil encontrar verdadeiras raridades: Ford Mustang, GT Malzoni, Chevy Bel Air, Willys Interlagos, são figurinhas fáceis na Automania.
A Paulinho & Filhos, localizada no distrito de Correas, tem seu ponto forte na lanternagem e pintura, prestando serviços regulares para colecionadores da região, além colaborar em projetos de restauração de outras empresas.

Com uma proposta um pouco diferente, a Oficina Jordani, com sede no distante distrito da Posse, há 50 quilômetros do centro da cidade, tem seus próprios projetos de restauração. Especializada no amado Fusca, a empresa compra veículos em péssimo estado e os restaura completamente. Às vezes, é necessário adquirir dois carros, para fazer um restaurado. Depois de prontos, os Fuscas são rapidamente vendidos, para clientes de todo o Brasil.
Além de empresas de restauração, a região Serrana também conta com excelentes profissionais de capotaria.