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domingo, 26 de setembro de 2010

LANDAU

Galera,

Hoje irei sair um pouco da normalidade, nao irei postar sobre a sequencia da letra. Irei falar um pouco sobre o Landau, pois é um carro que me atrai muito e esta semana estive fazendo algumas pesquisas sobre carros antigos pois quero adquirir um e o landau está no topo da lista!
Segue algumas informaçoes:


História do Landau



Nos séculos XVIII e XIX, Landau era uma carruagem de luxo. Seu nome é de origem alemã e vem da cidade de Landau, antiga Prússia, onde foram construídas as primeiras carruagens nesse estilo, muito usadas principalmente pela alta burguesia e profissionais liberais. Identificado pela capota dupla, móvel, em sanfona, que se abre ao meio, descendo para os lados, o veículo era puxado por quatro cavalos).

Na segunda metade do século 20, surge um outro tipo de carruagem de luxo com o mesmo nome, desta vez motorizado... e que motor! Mas há quem diga que nosso Landau mais se parece com um grande Tapete Voador, devido ao silêncio e a maciez com que roda.




Em 1959 surge o primeiro Galaxie nos Estados Unidos, como carro de luxo. Seis modelos compunham a linha e, como todo bom e grande carro americano da época, abusava dos ornamentos cromados e aletas - os famosos "rabos de peixe" - nos pára-lamas traseiros.



As opções de motores eram: seis-cilindros de 3,65 litros; V8 de 4,8 litros e V8 de 5,7 litros, com até 300 cv.


Em 1960 o Galaxie cresceu e ganhou faróis integrados à grade. O cupê Starliner e sua versão conversível Sunliner eram as opções Top de Linha.







No ano seguinte aparecia o V8 390 (6,4 litros) de 300, 330 e 375 cv (este na opção Thunderbird Super).
Em 1962, o 390 dava lugar ao Thunderbird 406, de 6,6 litros e potência de 385 ou 405 cv.




Uma reformulação total em 1965 deu ao Galaxie as linhas com que o conhecemos no Brasil, com os característicos faróis sobrepostos.






Havia 17 versões, incluindo cupê e conversível; cinco motores, do seis-cilindros de 4,0 litros ao 427 Thunderbird High Performance, um V8 de 425 cv. No ano seguinte apareceu o V8 de 428 cv. Essa linha foi mantida até o modelo 1967.


No ano seguinte surgiu uma nova geração, de estilo mais esportivo, mas que não ultrapassava mais os 360 cv.




Em 1972, a Ford americana deixava de produzir a linha Galaxie.

Em breve será feita uma postagem sobre o Landau no Brasil.
Um abraço a todos.

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