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segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Chevelle

Olá, amigos!!!!

Continuando com nossa série de carros, vou falar um pouco do Chevelle, mais um muscle car da Chevrolet...


                                                     Chevrolet Chevelle SS 396 1965


A escalada do Chevrolet Chevelle até o rol de estrelas dos muscle cars começou em meados de 1965, com algumas manobras para recuperar o terreno perdido. O resultado delas foi o Chevrolet Chevelle SS 396 1965.
O Chevelle fez o seu caminho à força para ter o desempenho de um grande motor em 1965, com o pacote Z-16.

O Chevelle tinha entrado em seu segundo ano com mudanças mínimas em sua aparência - por dentro e por fora -, mas a Chevrolet novamente se viu perseguindo a Pontiac, a Oldsmobile e até mesmo a Buick no quesito desempenho para carros de porte médio.

Enquanto em 1965 o GTO, o 4-4-2 e o Skylark Gran Sport tinham motores V-8 de alta cilindrada, o Chevelle se mantinha fiel aos motores de bloco pequeno. A Chevy não precisou pedir desculpas pelo excelente 327 polegadas cúbicas (5,35 litros), especialmente no novo modelo com 354 cv. Disponível na metade do ano, o L79 327 basicamente foi uma versão de tuchos hidráulicos do 327 pol3 e 370 cv. Com a caixa de quatro marchas mandatória e eixo traseiro Positraction 3,31:1, um L79 Malibu Super Sport poderia correr 400 metros, desde a imobilidade, em pouco menos de 15 segundos.



A opção de edição limitada de US$1.501 usou um
V-8 com 380 cv do Corvette para criar o primeiro SS 396



Mas os responsáveis pela divisão da gravata borboleta tinham visto o futuro, e nele, os motores grandes haviam invadido os carros de médio porte. A reação deles foi outra inclusão na metade do ano-modelo, desta vez uma opção com edição limitada que chegou a apenas duzentos Malibus SS cupês e um conversível. Identificado o pacote Z-16, ele era revendido por US$1.501 e construído sobre um veloz V-8 de 396 polegadas cúbicas (6,5 litros) e 380 cv.

Novamente, este Turbo-Jet 396 foi basicamente uma variação com tucho hidráulico do motor de 430 cv e 396 pol3 disponível no Corvette. Mas ao criar o Malibu SS 396, a Chevrolet reforçou o Chevelle com um chassi tipo carro conversível mais robusto, uma suspensão dianteira reforçada, barras estabilizadoras dianteiras e traseiras, freios maiores e direção hidráulica mais rápida.


Bancos individuais e console eram padrão no SS 396, o volante que imitava madeira era um opcional e o conta-giros no painel era um adicional obrigatório


Uma transmissão Muncie de quatro marchas era mandatória, com relação de diferencial 4,56:1 disponível como alternativa à 3,31:1 de série. Fechando o pacote Z-16, havia o velocímetro de 260 km/h, um conta-giros de 6.000 rpm e um rádio AM/FM estéreo.



Com 58% de seu peso sobre o eixo dianteiro, o Malibu SS 396 saía muito de frente nas curvas, mas sua capacidade de fazer 0 - 400 metros na casa dos 14 segundos a 160 km/h era muito forte para 1965. A produção do Super Sport teve seu pico neste ano, contabilizando 101.577 dos 326.977 Chevelles fabricados. Nenhum era mais raro e mais rápido do que o Z-16.


O Chevelle foi um veículo produzido pela Chevrolet norte-americana, divisão da General Motors, nas décadas de 60 e 70.


Como era tradicional na época, possuía medidas generosas e motorização V8 na maioria dos casos.
A sua versão mais potente - a SS 454 - dispunha de um torque descomunal, e foi disponibilizada nas versões hydramatic - 2 e 3 velocidades - e a manual, 3 e 4 velocidades.

Seu design lembrava muito o do Oldsmobile 442, do qual utilizava basicamente a mesma mecânica, já que a Oldsmobile pertence à este grupo.



O veículo foi concebido para a fatia jovem do mercado norte-americano que procurava potência e espaço, além de grandes dimensões externas. O auge do Chevelle foi no início da década de 1970, quando a característica desejável principal dos carros era a potência. Todavia, as necessidades e características dos consumidores foram modificando-se com o passar dos anos.


Com a crise do petróleo em 1973 e com as mudanças nas leis de emissão de poluentes e de segurança, ele se tornou mais familiar e teve sua potência reduzida, passando a maioria de sua produção a ser de modelos 4 portas, conhecidos como Chevelle Malibu.



Sua fabricação foi encerrada em 1977.

 
 
 

 



Fico por aqui...

Um grande abraço

PS: Sugestões de modelos de carros são bem vindas.....


Até mais

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